PROJETO DE OLHO NOS OLHOS

O projeto De Olho nos Olhos, tem como objetivo a proteção e recuperação de nascentes, assim como matas ciliares, topos de morro, entre outras áreas de preservação permanente. Estas áreas quando estão degradas, o projeto proporciona a restauração florestal das mesmas, formando mais florestas, contribuindo com a biodiversidade local e com a conservação dos recursos hídricos. 

Neste mês uma nova parceria foi firmada para restaurar 12 hectares, em uma área localizada no campus da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais. Serão plantadas aproximadamente 16.000 mudas de árvores nativas, e pelos próximos 2 anos o projeto irá conduzir esta restauração florestal realizando as manutenções periódicas necessárias para que as mudas cresçam e se desenvolvam, formando assim novos fragmentos florestais.   

As áreas envolvidas no projeto estão no domínio da Mata Atlântica, que é o segundo maior bioma de ocorrência em Minas Gerais, ocupando 40% do estado. No entanto, diversas ações antrópicas afetaram as áreas florestais, convertendo-as em áreas agrícolas e urbanizadas, restando atualmente apenas 9,5% da cobertura original do bioma no estado. 

Buscando contribuir com a reversão do cenário atual este projeto é de grande importância para a recuperação da Mata Atlântica na região da Serra da Mantiqueira. Esta nova etapa do projeto conta com a parceria entre Grupo Dispersores, Iniciativa Verde e Ecologi e apoio da UNIFEI, Conservador da Mata Atlântica e da Prefeitura Municipal de Itajubá.

As fotos abaixo são imagens atuais das áreas que serão restauradas (maio/2023).