Projetos

English Version

Atualmente o Grupo Dispersores desenvolve 5 (cinco) linhas de ações, buscando atingir seus objetivos, são elas: Atividades de restauração de áreas degradadas em APP´s (área de preservação permanente); Produção de mudas nativas para reflorestamento; Educação Ambiental voltada aos alunos das escolas da região; Criação de Unidades de Conservação; e Políticas Públicas.

Projeto Olhos nos Olhos  

O projeto De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes, teve o início de suas atividades no ano de 2007 e já contou com o apoio financeiro de diversas instituições.

 

Viveiro Florestal  

O Viveiro Florestal Grupo Dispersores tem como principal objetivo produzir mudas características da nossa região da Mata Atlântica para uso em atividades de conservação da natureza, as sementes utilizadas para a produção destas mudas são coletadas em árvores matrizes encontradas nesta região o que beneficia a manutenção das características genéticas das florestas que serão formadas a partir destas.

Viveiro Educacional Ecoaprendiz  

O Viveiro Educacional EcoAprendiz, é um projeto desenvolvido pelo Grupo Dispersores que busca conscientizar e educar estudantes do ensino fundamental e médio das escolas do município e da região.

Política Publica  

Como representante da sociedade civil organizada, o Grupo Dispersores é membro do Conselho Consultivo das Áreas de Proteção Ambiental (APA´s) Fernão Dias e Serra da Mantiqueira e dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Sapucaí e Rio Grande, atuando na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na região.

Unidades de Concervação  

O Grupo Dispersores desenvolve ativamente a prospecção de áreas que possuem vegetação nativa e que possam conter atributos ambientais favoráveis para a criação de RPPN´s. Esta ação visa conservar o restante de vegetação nativa da Mata Atlântica que ainda resta na Serra da Mantiqueira.

Outros Projetos já desenvolvidos:

ProjetoProLixo  

O Projeto PROLixo foi resultado de uma ação conjunta estabelecida entre o Grupo Dispersores e Prefeitura Municipal iniciada em 21 julho de 2006 que buscou reduzir a quantidade de resíduos depositados no aterro municipal, dando a grande parte deste resíduo status de matéria prima a ser reaproveitada.

 

Projeto Redes  

O projeto trabalhou temas de interesse relevante para a conservação ambiental em escala municipal. Através de reuniões e fóruns de trocas de conhecimento, fortalecendo uma rede de atores com influência no quadro ambiental dos municípios de Brasópolis e região.

 

Projeto Olhos nos Olhos II  

Na 2ª fase o projeto trabalhou a conservação dos recursos hídricos por meio da proteção de nascentes, na micro-bacia do Ribeirão Vargem Grande. De forma específica, as ações tiveram como finalidade revitalizar 20 nascentes, através do plantio de 15 mil mudas nativas. Trabalhando também a conscientização da população local sobre a importância da conservação dos recursos hídricos.

Projeto Olhos nos Olhos  

A 1ª fase o Projeto “De Olho nos Olhos” teve o objetivo de recompor e proteger a vegetação nativa de 10 nascentes na região de mananciais do Ribeirão Vargem Grande, principal curso d`água da cidade de Brasópolis-MG.