Projeto De Olho nos Olhos terá nova fase

A Codemig e a ONG Grupo Dispersores assinaram, em outubro, um Termo de Cooperação Técnica para a recuperação de 157 hectares da Mata Atlântica em 200 nascentes no Sul de Minas. A parceria válida até dezembro de 2018 e concretizada junto ao Projeto Plantando o Futuro, vai beneficiar até 31 municípios da região (direta ou indiretamente).

O “Projeto De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes” idealizado pela ONG, prevê nesta fase o plantio de 130 mil mudas de árvores nativas na Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias, Serra da Mantiqueira e na Região do Alto da Bacia do Rio Sapucaí.

Para a recuperação de nascentes, serão utilizadas técnicas de restauração ambiental, como proteção (cercamento do entorno das nascentes com moirões e arame farpado em um raio de 50 metros) e revegetação.

Parte das mudas nativas serão produzidas pelo Viveiro Florestal do Grupo Dispersores. Neste período o Grupo Dispersores ainda desenvolverá atividades de educação ambiental aos alunos das escolas de Brazópolis e para produtores rurais da região.

O projeto irá recuperar nascentes inicialmente nos municípios de Brazópolis, Paraisópolis, Delfim Moreira, Piranguçu e Piranguinho podendo ser expandido entre outras cidades que compõem a APA Fernão Dias, a APA Serra da Mantiqueira e outros municípios do Alto da Bacia do Rio Sapucaí.

Para mais informações e também para realizar o pré-cadastro de interessados em recuperar nascentes em suas propriedades, enviem email para cadastro@dispersores.org