É Tempo de Restaurar

É Tempo de Restaurar… Restauração é um processo de longo prazo e fundamental para que pessoas, setores produtivos e biodiversidade da região esteja conectada e recuperados. E o trabalho em rede, com o envolvimento das comunidades locais, ONGs, instituições privadas, produtores rurais e entre outros é a principal base do projeto Raízes do Mogi Guaçu, mostrando que #JuntosÉPossível ampliar e fortalecer a escala da restauração.

O ciclo virtuoso da restauração vai desde a coleta da semente, quem planta a muda no campo, passa pelo produtor rural e chega até na disponibilidade hídrica, na qualidade do ar e está muito além do plantio de mudas. “Conservação da biodiversidade é um trabalho que extrapola a questão individual, ele é social”, afirma Piero Renó, coordenador de restauração do Grupo Dispersores.

E a conexão entre pessoas é fundamental para fazer essa roda girar. “Um vai passando para o outro que está restaurando uma área, que a nascente voltou, a quantidade de água melhorou na minha propriedade e isso vai passando de um proprietário para o outro”, diz Ana Paula Balderi, coordenadora do viveiro de mudas da Associação Ambientalista Copaíba.

Fortalecer essa rede cada vez mais é fundamental para gerar um aumento na escala da restauração em longo prazo. Conectando implementadores, como a Copaíba, o Grupo Dispersores e a IFEAC, com iniciativas que articulam com municípios como o Conservador da Mantiqueira e com o Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica, que tem uma ambição de restaurar 15 milhões de hectares até 2050. Também faz a conexão com a iniciativa privada, trazendo novos apoiadores e ampliando a meta de restauração do projeto. Essa rede, unida e fortalecida, já conseguiu reduzir os custos e conseguiu ampliar o impacto da restauração.

No quinto, e último vídeo desta série, acompanhe como o Raízes do Mogi conecta e fortalece a cadeia da restauração.

O Raízes do Mogi Guaçu é uma cooperação-técnica entre o WWF-Brasil e a Sylvamo, com implementação da Associação Ambientalista Copaíba, Empresa Jr (IFEAC) Instituto Federal Sul de Minas Campus Inconfidentes e o Grupo Dispersores com colaboração do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica, Conservador da Mantiqueira e Iniciativa Verde com patrocínio da HP e International Paper.