Projeto do Grupo Dispersores é certificado pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social

Criado em 2001, o prêmio está em sua sexta edição e recebeu 1.116 inscrições, o número é recorde entre as edições do prêmio. Isto indica que comunidades, governos e instituições sem fins lucrativos, de todo o país, estão atuando na busca por efetivas soluções para problemas de alimentação, saúde, renda, meio ambiente, educação, recursos hídricos, habitação e energia. Das iniciativas inscritas apenas 264 projetos foram certificados ao atenderem os diversos critérios estabelecidos no edital e se configuram como Tecnologias Sociais.

O Grupo Dispersores através do projeto inscrito intitulado como, Veias D’água – Recuperação de Nascentes e Educação para a Sustentabilidade, inscrito na categoria “Gestão de Recursos Hídricos” foi uma das instituições que tiveram seus projetos certificados como Tecnologia Social.

O projeto Veias D’água é um programa que vem sendo aplicado gradativamente pela ONG Grupo Dispersores. A união de 3 módulos de projetos já desenvolvidos pela instituição leva o nome de Projeto Veias D’água, que consiste em produzir mudas nativas da Mata Atlântica, promover a educação ambiental aos estudantes visando a sustentabilidade e recuperar nascentes degradadas nas comunidades rurais.

O projeto certificado pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social passará a compor o Banco de Tecnologias Sociais, disponível no site da FBB, e concorrerá à próxima etapa do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

A premiação tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

Todas as tecnologias certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologia Social no site (www.fbb.org.br/tecnologiasocial) e estarão disponíveis para pesquisas e reaplicações. Para mais informações sobre o projeto desenvolvido pelo Grupo Dispersores acesse o site www.dispersores.org

“Esta certificação nos da ainda mais credibilidade e reconhecimento no cenário nacional, impulsionando e incentivando o nosso trabalho de educação e preservação do meio ambiente”. Comentou o presidente do Grupo Dispersores, Evandro Negrão.