Parceria que deu certo! Iniciativa amplia área de atuação para promover a restauração de florestas

A parceria entre as instituições GRUPO DISPERSORES e INICIATIVA VERDE que em novembro de 2019 iniciaram um projeto de restauração de florestas em áreas de preservação permanente (app´s) de nascentes em propriedades rurais do município de Paraisópolis-MG, e devido ao sucesso desta parceria, resolvem ampliar a área de atuação, passando a promover o trabalho de manutenção de áreas e replantio de mudas em propriedades rurais, também dos municípios de Brazópolis e Conceição dos Ouros no Estado de Minas Gerais.

Esta nova etapa iniciou os trabalhos em campo em dezembro de 2020 e segue com as atividades neste mês de janeiro de 2021, aproveitando a época das chuvas, propicia para fazer o replantio de mudas nativas nas propriedades (propriedades que já iniciaram o processo de proteção e recuperação de nascentes em projetos anteriores).

Com esta ampliação o projeto irá beneficiar 22 propriedades (entre Brazópolis e Conceição dos Ouros), totalizando 30,32 hectares, onde serão plantadas mais 20.735 mudas nativas.

A parceria viabiliza o estabelecimento um calendário regular de manutenção das áreas, com roçada, coroamento das mudas, manutenção das cercas isoladoras, adubação e o replantio de mudas nativas por um período de 2 anos, até a consolidação dos novos fragmentos florestais.

Todo este trabalho tem como objetivo a formação de mais florestas, a conservação da biodiversidade e a água das nascentes.