GRUPO DISPERSORES PARTICIPA DA 3º REUNIÃO ORDINÁRIA CONAPAM

No dia 12 de setembro, o Grupo Dispersores participou da 3º reunião ordinária do CONAPAM – Conselho da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, realizada na Fazenda Nova Gokula em Pindamonhangaba – SP.

O Grupo Dispersores é membro do conselho representando a sociedade civil organizada, dentro desta importante Área de Proteção Ambiental.

A APA Serra da Mantiqueira é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável criada em 03 de junho de 1985 pelo Decreto Federal nº 91.304; englobando uma área total de 434.108ha de área montanhosa cortando 30 municípios em 3 estados (MG, SP e RJ).

Trata-se de uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas da região sudeste do Brasil, abrangendo partes dos estados de São Paulo (aproximadamente 30%), Rio de Janeiro (10%) e Minas Gerais (60%).

O nome indígena Mantiqueira pode ser traduzido por “serra que chora”. A nomenclatura deve-se ao grande número de nascentes e cursos d’água que nela têm origem e que ajudam a formar inúmeras bacias hidrográficas da região sudeste.

A participação do Grupo Dispersores neste conselho é de grande importância para a instituição, pois seus projetos já estão sendo desenvolvidos em outros municípios que compõem a Serra da Mantiqueira, contribuindo ainda mais com o CONAPAM e suas ações dentro da APA.

Grupo Dispersores – Preservando o Meio Ambiente