5 de junho – O Dia Verde

5 de Junho, Dia Internacional do Meio Ambiente… E daí?? Uma data como outra qualquer, afinal, todo dia é dia de alguém ou de alguma coisa. Dia do pintor, dia do dentista, dia do cafezinho, etc. Bom seria se o propósito da criação do Dia Mundial do Meio Ambiente fosse comemorativo como os outros, procurando celebrar as maravilhas da natureza e pudesse passar meio desapercebido como tantos. São raras as datas em que paramos pra refletir sobre a importância do homenageado em nossas vidas, mas no dia verde em especial deveríamos dedicar um pouco de nosso tempo para tomar conhecimento do contexto atual em que vivemos e refletir sobre nosso posicionamento dentro deste contexto.

O fato de tal data ter sido concebida a mais de trinta anos atrás numa conferência da ONU realizada em Estocolmo – Suécia, nos mostra que a consciência mundial sobre as graves perturbações que temos causado ao equilíbrio ecológico não é algo recente. Se hoje ligamos a televisão e a todo momento ouvimos sobre mudanças climáticas, reciclagem, extinção de espécies, queimadas, poluição, enchentes, etc, é porque a situação realmente chegou a níveis extremos. Aqueles que tomam consciência da problemática ambiental tem por obrigação tomar uma posição condizente com a realidade biológica planetária que pode ser tida como “a beira de um colapso”. Não nascerá nenhum gênio capaz de mudar esta realidade. Não há governante que crie uma lei capaz de resolver a situação. Somente nós, em nossas atividades cotidianas, podemos fazer alguma coisa mudar. Gastar menos água e energia, separar o lixo, cultivar um jardim, horta ou árvore, andar mais a pé e menos de carro, valorizar o produto orgânico e aquele produzido em nossa cidade, praticar constantemente a auto-observação para com nossas atitudes perante ao meio-ambiente e, muito importante, tentar sensibilizar um próximo para estas questões.

A humanidade precisa dar este salto intelectual para permitir que a natureza tome fôlego para recuperar-se. Ela precisa que nós façamos nossa parte. Para chamar a atenção da comunidade brasopolense para tais questões, a ONG Grupo Dispersores e o Conselho de Desenvolvimento Ambiental Municipal – CODEMA estarão realizando uma série de atividades na semana do meio ambiente. O cronograma pode ser observado abaixo. Interessados em participar na condição de voluntário podem entrar em contato com representantes de uma das duas entidades. Faça seu esforço individual!

Autor: Diego de Noronha Assini

Artigo publicado no jornal “Brazópolis”, edição de Junho de 2007