Projeto De Olho nos Olhos inicia nova fase.

O Projeto De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes prevê nesta nova fase o plantio de 130 mil mudas de árvores nativas, recuperando 157 hectares da Mata Atlântica, através da restauração de 200 nascentes. O projeto atuará inicialmente em 10 municípios inseridos nas porções média e alta da bacia hidrográfica do Rio Sapucaí os quais fazem parte também de Unidades de Conservação como a Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Fernão Dias e Serra da Mantiqueira, entre outros municípios da região.

O projeto ainda prevê a produção de parte das mudas através do viveiro florestal da instituição e a promoção da educação ambiental junto a alunos e comunidades envolvidas, com execução até dezembro de 2018.

Para a implementação deste projeto o Grupo Dispersores conta com a parceria do Projeto Plantando o Futuro, através da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG e do Governo do Estado de Minas Gerais.

A recuperação de uma nascente degradada consiste em recuperar a mata nativa no entorno do olho d’água, onde a área de preservação permanente (APP) da nascente é cercada (com mourões e arame farpado em um raio de 50 metros) e são introduzidas mudas de árvores nativas incentivando a regeneração natural na área desmatada. Uma nascente protegida e reflorestada garante a conservação da água na propriedade e consequentemente abastece nossos rios e nossa bacia, levando água para o abastecimento humano nos centros urbanos.

O projeto ira beneficiar proprietários rurais interessados em participar do projeto, que quando selecionados, receberão gratuitamente toda assistência técnica necessária, além de insumos como mourões e arame farpado para cercar a área da nascente, assim como mudas de árvores nativas para iniciar o processo de revegetação da área desmatada.

Se você tem uma propriedade rural na região de atuação do projeto e quer proteger e recuperar a sua nascente, faça o pré-cadastro enviando um email para cadastro@dispersores.org