Posse do Conselho Consultivo da APA Fernão Dias

Tomou posse no dia 27 de abril de 2009, em cerimônia realizada às 10:00hs, o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias. O evento aconteceu na sede da entidade, em Camanducaia. O conselho da APA Fernão Dias é composto de 24 membros, onde 12 efetivos e 12 suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil, sendo que Brazópolis participa com 2 conselheiros.

Participam da cerimônia o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas, Humberto Candeias Cavalcanti, a diretora de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas, Nádia Aparecida Silva Araújo, dentre outros. Representando o município de Brasópolis compareceram o presidente da Ong Grupo Dispersores, Diego de Noronha Assini, que assumiu a cadeira titular no conselho como representante das ONG`s atuantes na área da APA, o vereador Péricles Pinheiro, o secretário de meio ambiente, Ney Lisbôa Mota, que também passou a fazer parte do conselho como representante da prefeitura, o secretario de urbanismo, Ivan Ribeiro de Carvalho e o vice presidente do Projeto Curupira, Glauber Lourenço.

A APA Fernão Dias teve sua origem no processo de licenciamento ambiental do projeto de duplicação da BR-381, Rodovia Fernão Dias. Sua criação foi sugerida pelo Estudo de Impacto Ambiental da obra, com a intenção de compensar o impacto gerado com a duplicação da rodovia. Sua extensão é de 180.373 hectares e abrange os municípios de Brazópolis, Camanducaia, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Paraisópolis, Sapucaí Mirim e Toledo. A APA está localizada nas bacias dos rios Jaguari, Sapucaí e Sapucaí-Mirim, que abastecem cidades em Minas Gerais e São Paulo.