Grupo Dispersores participa da elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade

O Grupo Dispersores junto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Brazópolis, esteve presente na oficia de elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, realizada no município de Varginha –MG nos dias 28 e 29 de maio.

Participaram da oficina representantes de universidades, sindicatos rurais, ONG´s , setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações, comunidades tradicionais, prefeituras, CODEMAS, polícia ambiental, corpo de bombeiros, órgãos ambientais estaduais, entre outros, que discutiram proposições relativas à região do Sul de Minas. As propostas, diretrizes e programas regionais estão sendo reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2014. Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

O objetivo do Plano é elaborar um instrumento de gestão pública, apontando as particularidades e propondo diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade no estado de Minas Gerais.
A partir da Conferência Rio-92, a discussão sobre os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente e a consequente perda de biodiversidade adquiriu importância global, estabelecendo uma nova base de negociação e colaboração entre países e mobilizando a sociedade. Desde então, temas como mudanças climáticas, proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável tornaram-se itens permanentes das agendas ambientais de diversos países.
Diante deste cenário, o Governo de Minas Gerais propôs a elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade que é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico de Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do Instituto Estadual de Florestas, envolvimento os diversos setores da sociedade.