Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 com objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver os problemas que agridem este importante recurso natural.

Em comemoração a este dia o Grupo Dispersores, a Secretaria de Meio Ambiente de Brazópolis e o Instituto Estadual de Florestas – IEF através de agentes da APA Fernão Dias estiveram no distrito de Luminosa em Brazópolis para orientar a população sobre a importância da água, o uso correto e racional deste recurso e sobre a recuperação de nascentes.

Moradores, comerciantes e estudantes também foram abordados e orientados quanto ao distrito de Luminosa fazer parte de uma Unidade de Conservação denominada Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias*, e que se trata de uma área muito importante para o meio ambiente, devendo ser conservada, assim como sua fauna e flora. Lembrando também que é uma região de cabeceira onde se forma o Rio Vargem Grande, principal curso d’água do município de Brazópolis, utilizado também para o abastecimento de água no centro urbano.

Neste dia também foram doadas aproximadamente 150 mudas de árvores nativas, cedidas pelo viveiro da APA Fernão Dias, os quais os moradores levaram estas mudas para serem plantas em suas propriedades.

Devemos cuidar do meio ambiente, das águas, das florestas, buscando viver de forma sustentável e com qualidade de vida, sem agredir a natureza.

*A Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, criado pelo Decreto Estadual n° 38.925 de julho de 1997. Possui uma área de aproximadamente 180 mil hectares e abrange 8 municípios: Toledo, Extrema, Itapeva, Camanducaia, Sapucaí-Mirim, Gonçalves, Paraisópolis e Brazópolis.