Novo Ponto de Entrega Voluntária recolhe óleo de cozinha
Aumentando os esforços pra reduzir o impacto do lixo domiciliar e comercial produzidos no município de Brazópolis, o Grupo Dispersores instalou no mercado municipal o novo Ponto de Entrega Voluntária – P.E.V. que recolherá óleo de cozinha usado, descartado pela comunidade. O óleo de cozinha, como poucos percebem, é um grande causador de problemas quando se pensa em manutenção do sistema de esgotos da cidade e grave poluidor ambiental.
Ao despejamos o óleo de nossas cozinhas no ralo da pia, como é feito inocentemente por muitos, estamos contribuindo com o entupimento do sistema de esgotos de nossa cidade. Assim como acontece o acúmulo de óleo nas caixas de gordura em cada casa, o mesmo acontece com os canos de esgoto da cidade. A manutenção deste sistema significa transtorno para quem transita pelas ruas de Brasópolis, e custo para o contribuinte.
Em se tratando de agente poluidor, o óleo contamina o meio ambiente seja ele despejado na água ou no solo. Na água contamina a corpo d`água em si e prejudica a saúde na fauna e flora aquáticas. No solo, contamina o próprio solo, reduzindo sua fertilidade, podendo chegar ao lençol freático pro infiltração, o que também causará sua contaminação.
O Grupo Dispersores além de coletar lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias em seu P.E.V. instalado no mercado, agora recolhe também este óleo que é encaminhado para uma empresa que o transforma em biodisel.
Como a maior parte do óleo utilizado em nossas cozinhas trata-se de óleo vegetal, o potencial poluidor deste quando transformado em biodiesel é muito baixo. A origem vegetal deste óleo, assim como o álcool cobustível, dá a ele caráter de recurso renovável. Em se tratando da queima deste material, a carga de gases do efeito estufa lançada à atmosfera por sua queima é baixa visto que tais gases foram absorvidos pelas mesmas plantas utilizadas para a produção do óleo, portanto, voltou ao ar o que nele já esteve em um momento anterior. A utilização de biodisel reduz a necessidade do uso de gasolina que é produzida a partir do petróleo e que é um combustível fóssil (não renovável) com grande potencial de liberação de gases do efeito estufa.
Pedimos mais uma vez a colaboração da população brasopolense que tem se mobilizado para reduzir os impactos do lixo em nosso município. Continuamos com o trabalho de triagem que depende muito da separação de recicláveis e não recicláveis que cada um realiza em sua casa.
Nos colocamos sempre disponíveis para tirar qualquer dúvida sobre a utilização do P.E.V. e a destinação do material ali recolhido.
Comentários