12° SEMANA DO MEIO AMBIENTE – GRUPO DISPERSORES

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) o Grupo Dispersores promoveu a 12° edição da “Semana do Meio Ambiente”, a qual pode contar com o apoio da Escola Municipal Nossa Senhora da Aparecida, da Escola Estadual Alfredo Albano de Oliveira, do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e com a parceria da EMATER, da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Brazópolis que disponibilizou o transporte para que os alunos participassem das atividades.
No dia 5, o Grupo Dispersores montou um stand na praça do mercado em Brazópolis, onde as colaboradores Bruna e Rúbia fizeram um trabalho de mobilização e conscientização junto a população, distribuindo folders informativos sobre o projeto De Olho nos Olhos e educativos, a fim de despertar na população o interesse e a importância da preservação ambiental.

Nos dias 6 e 7 através do projeto “Viveiro Educacional EcoAprendiz”, a instituição promoveu atividades de educação ambiental envolvendo a participação de aproximadamente 35 alunos, onde os mesmos tiveram a oportunidade de aprendem na prática como são produzidas as mudas nativas no viveiro florestal, conhecendo todo o processo desde a coleta de sementes até o plantio das mudas na natureza. Os alunos também aprendem através de experiências práticas e de maneira lúdica, qual a função das árvores na natureza e como elas ajudam na conservação da água e dos rios, assim como a importância de se preservar o nosso Meio Ambiente.

A semana contou também com a apresentação de uma palestra realizada na Escola Estadual Alfredo Albano de Oliveira, no distrito de Luminosa, ministrada por Evandro Negrão (Dispersores) e Augusto César (Emater), a qual teve a participação de 40 alunos. A palestra teve como foco temas como A Segurança Alimentar e os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Dispersores em prol do Meio Ambiente, em especial o projeto ”De Olho nos Olhos” que promove a recuperação de nascentes degradadas, atuando em 13 municípios da região. A palestra abordou também o tema Criação de Unidades de Conservação, em especifico, a criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN´s, incentivando proprietários de imóveis rurais a criarem RPPN´s, com o amparo da lei municipal n. 1208/2017 que da apoio financeiro aos proprietários de RPPN´s no municípios.

No dia 8, foi realizado pela equipe do Grupo Dispersores a coleta de sementes em fragmentos florestais da Mata Atlântica, para produção de mudas nativas no Viveiro Florestal. O viveiro tem capacidade de produzir até 50 mil mudas/ano, as quais são utilizadas pela instituição no reflorestamento de áreas degradadas e na restauração de nascentes.

O Grupo Dispersores agradece seus parceiros e colaboradores pelo sucesso das atividades e também a todos os alunos, professores, monitores e voluntários que participaram da 12° Semana do Meio Ambiente.