Quem Somos

English Version English Version

O Grupo Dispersores é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada no município de Brazópolis/MG no ano de 2004. Inscrita no cadastro estadual e nacional de entidades ambientalistas (CEEA e CNEA), também é reconhecida como de Utilidade Publica Municipal (Lei nº 712/2006) e Utilidade Publica Estadual (Lei nº 22.739/2017).

O foco da entidade está voltado à instalação gradativa de um programa intitulado “Veias D`água” que busca preservar e recuperar áreas degradadas dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, através de reflorestamentos, produção de mudas nativas e da educação ambiental, conscientizando e mobilizando a população pela preservação ambiental e pelo uso correto e racional dos recursos naturais, fundamental para se viver em um ambiente de forma sustentável, proporcionando assim qualidade de vida à população.

Com atuação no sul de Minas Gerais, através de seus projetos, o Grupo Dispersores promove diretamente a restauração da Mata Atlântica na região.

Atualmente a instituição desenvolve três linhas de ações, buscando atingir seus objetivos, são elas: Atividades de restauração de áreas degradadas em nascentes; Produção de mudas nativas para reflorestamento; e Educação Ambiental voltada aos alunos das escolas na região.

O trabalho do Grupo Dispersores conta com o apoio de diversos setores como prefeituras municipais, governo estadual e federal, escolas da região, universidades, empresas, EMATER, IEF e ONG´s ambientalistas da região.

O Grupo Dispersores representando a sociedade civil organizada é membro dos Conselhos Consultivos da APA Fernão Dias, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, atuando diretamente nestes conselhos, ajudando a promover a conservação e preservação das florestas e dos recursos hídricos.

Temas como gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, proteção e recuperação de nascentes, educação ambiental, produção de mudas de árvores nativas, criação de Unidades de Conservação – UC´s, dentre outros, tem sido trabalhado pela instituição em seus projetos e serviços, trazendo benefícios à população e ao meio ambiente.