Quem Somos

English Version English Version

O GRUPO DISPERSORES é uma organização não governamental (ONG), também conhecida nos tempos de hoje como Organização da Sociedade Civil (OSC). Entidade privada, sem fins lucrativos, criada pela livre organização e participação social da população e fundada no município de Brazópolis – MG no ano de 2004.

Esta inscrita no cadastro Estadual e Nacional de entidades ambientalistas (CEEA e CNEA), também é reconhecida pelo titulo de Entidade de Utilidade Publica Municipal (Lei nº 712/2006) e de Utilidade Publica Estadual (Lei nº 22.739/2017).

Com atuação em 21 municípios que estão localizados principalmente no sul de Minas Gerais e no leste do Estado de São Paulo, bem na divisa dos Estados na Serra da Mantiqueira, onde atua diretamente com seus projetos e programas de restauração florestal, produção de mudas nativas e iniciativas de educação ambiental, contribuindo assim com a conservação e restauração da Mata Atlântica na região.

O foco da entidade está voltado à instalação gradativa de um programa intitulado “Veias D`água” que busca preservar e restaurar áreas degradadas na região da Serra da Mantiqueira (Mata Atlântica).

Atualmente a instituição desenvolve 5 (cinco) linhas de ações, buscando atingir seus objetivos, são elas: Atividades de restauração de áreas degradadas em APP´s (área de preservação permanente); Produção de mudas nativas para reflorestamento; Educação Ambiental voltada aos alunos das escolas na região; Criação de Unidades de Conservação e Políticas públicas.

O trabalho do Grupo Dispersores conta com o apoio de diversos setores como prefeituras municipais, governo estadual e federal, escolas da região, universidades, empresas privadas e ONG´s nacionais e internacionais.

O Grupo Dispersores representando a sociedade civil organizada é membro dos Conselhos Consultivos da APA Fernão Dias e da APA Serra da Mantiqueira, e também dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Sapucaí e do Rio Grande, atuando diretamente nestes conselhos, ajudando a promover a conservação e preservação das florestas e dos recursos hídricos.

Todas as ações e projetos desenvolvidos pelo Grupo Dispersores nos últimos anos têm trazido benefícios à população e ao Meio Ambiente.

Missão:

Promover a sustentabilidade, através da proteção e recuperação de áreas degradadas e da educação ambiental, visando construir uma sociedade mais consciente e com qualidade de vida.

ODS:

As atividades desenvolvidas pelo GRUPO DISPERSORES estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo elas:

ODS n° 4 Educação de Qualidade – Promovemos ações de Educação Ambiental por meio de atividades extraclasse, com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável;

ODS n° 6 Água Potável e Saneamento – Protegemos e restauramos ecossistemas intimamente relacionados a água com o foco no aumento da quantidade e qualidade da água, com apoio e participação permanente das comunidades locais;

ODS n° 12 Consumo e Produção Responsáveis – Incentivamos e conscientizamos nosso publico alvo sobre a importância de se fazer o uso racional dos recursos naturais, em especial a água;

ODS n° 15 Vida Terrestre – Asseguramos a conservação, a recuperação e o uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços ambientais, restaurando florestas degradadas, e conservando o solo e ecossistemas de montanha com foco na biodiversidade florestal.

https://odsbrasil.gov.br/

SAIBA MAIS ASSISTINDO AOS VÍDEOS