Projetos

English Version

Atualmente a instituição desenvolve 5 (cinco) linhas de ações, buscando atingir seus objetivos, são elas: Atividades de restauração de áreas degradadas em APP´s (área de preservação permanente); Produção de mudas nativas para reflorestamento; Educação Ambiental voltada aos alunos das escolas na região; Criação de unidades de conservação e Políticas públicas.

Projeto Olhos nos Olhos  

Nesta nova fase do projeto serão recuperados 157 hectares da Mata Atlântica em nascentes através do plantio de 130 mil mudas de árvores nativas.

 

Viveiro Florestal

O Viveiro Florestal da ONG Grupo Dispersores tem como principal objetivo produzir mudas características da nossa região da Mata Atlântica para uso em atividades de conservação da natureza, as sementes utilizadas para a produção destas mudas são coletadas em árvores matrizes encontradas nesta região o que beneficia a manutenção das características genéticas das florestas que serão formadas a partir destas.

Viveiro Educacional Ecoaprendiz

O Viveiro Educacional EcoAprendiz, é um projeto desenvolvido pela ONG Grupo Dispersores que busca conscientizar e educar estudantes do ensino fundamental das escolas do município e da região.

Política Publica

Como representante da sociedade civil organizada, o Grupo Dispersores é membro do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias, e dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Sapucaí e do Rio Grande, atuando na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na região.

Unidades de Concervação

O GRUPO DISPERSORES desenvolve ativamente a prospecção de áreas que possuem vegetação nativa, e que possam conter atributos ambientais favoráveis para a criação de RPPNs. Esta ação visa conservar o restante de vegetação nativa da Mata Atlântica que ainda resta na Serra da Mantiqueira.

Outros Projetos já desenvolvidos:

ProjetoProLixo  

O Projeto PROLixo foi resultado de uma ação conjunta estabelecida entre ONG Grupo Dispersores e Prefeitura Municipal iniciada em 21 julho de 2006 que busca reduzir a quantidade de resíduos depositados no aterro municipal, dando a grande parte deste resíduo status de matéria prima a ser reaproveitada.

 

Projeto Redes  

O presente projeto trabalhou temas de interesse relevante para a conservação ambiental em escala municipal. Através de reuniões e fóruns de trocas de conhecimento, será fortalecida a rede de atores com influência no quadro ambiental dos municípios de Brasópolis e região

 

Projeto Olhos nos Olhos II

O projeto trabalhaou conservação dos recursos hídricos por meio da proteção de nascentes, na micro-bacia do Ribeirão Vargem Grande. De forma específica, a ação tem a finalidade de revitalizar 20 nascentes, plantar 15 mil mudas, conscientizar a população local sobre a importância da conservação desses recursos, difundir resultados por meio de cartilha e monitorar e avaliar as atividades desenvolvidas.

Projeto Olhos nos Olhos

O Projeto “De Olho nos Olhos” teve o objetivo de recompor e proteger a vegetação nativa de 10 nascentes na região de mananciais do Ribeirão Vargem Grande, principal curso d`água da cidade de Brasópolis.