Projeto De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes.

O Projeto de Olho nos Olhos entra no mês de julho aumentando a quantidade de nascentes protegidas em sua região de atuação. No momento estão sendo trabalhadas em torno de 70 nascentes. O esforço maior neste estágio do projeto é mobilizar mais interessados em aderir à iniciativa e cercar as áreas de influência das nascentes. Nesta época do ano em que as chuvas são escassas em nossa região as atividades desenvolvidas se concentram em estabelecer as cercas de proteção das nascentes, combate a formigas cortadeiras, coleta de sementes e produção de mudas nativas.
Com o isolamento das áreas temos resultados imediatos ligados a interrupção de processos erosivos e de contaminação provocados pelo acesso de rebanhos às nascentes. Na maioria das propriedades onde são desenvolvidas atividades de pecuária extensiva, o gado tem acesso direto aos cursos d’água. Durante os meses de estiagem, em que a pastagem torna-se mais escassa, o gado freqüenta ainda mais estas áreas permanentemente úmidas para aproveitar como pasto qualquer vegetação mais palatável que encontre. Além de impedir a regeneração natural da vegetação característica das nascentes o acesso do gado prejudica seu potencial de produção de água devido a compactação do solo promovida pelo pisoteio. Contaminação, supressão da vegetação nativa e pisoteio são fatores negativos diretamente ligados ao acesso do gado ao corpo d’água.

As áreas já isoladas pelo projeto de novembro de 2016 até o momento somam aproximadamente 50 hectares, o projeto prevê a recuperação de 157 hectares de Mata Atlântica até o final de 2018, recuperando a vegetação nativa de até 200 nascentes beneficiadas pelo projeto, com atuação em 10 municípios da região que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí.

Proprietários que tenham interesse em participar da proposta, gratuitamente, devem nos procurar em nosso escritório ou entrar em contato por telefone ou e-mail. O processo de adesão ao projeto é simples e desburocratizado. Em pouco tempo após a manifestação de interesse conseguimos fazer as visitas técnicas e implantar a proteção da nascente.

Abaixo algumas fotos das visitas técnicas, entrega de material e cercamento das nascentes beneficiadas pelo projeto, trabalho realizado de abril a junho.