Projeto De Olho Nos olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes

A ONG Grupo Dispersores, iniciou, em novembro de 2016 o projeto que prevê a recuperação de 200 nascentes, recuperando 157 hectares de Mata Atlântica no Sul de Minas, através do planto de 130mil árvores nativas.
Os municípios que estão sendo atendidos e beneficiados pelo projeto são: Santa Rita do Sapucaí, Pedralva, Piranguinho, Itajubá, Delfim Moreira, Brazópolis, Piranguçu, Paraisópolis, Gonçalves, Sapucaí Mirim ,Wenceslau Braz, São José do Alegre e Cristina, estando estes localizados em unidades de conservação, como Área de Proteção Ambiental – APA Fernão Dias, APA Serra da Mantiqueira, entre outros municípios localizados na região da Bacia do Rio Sapucaí.
Seguindo o cronograma do Projeto De Olho Nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes, para este ano de 2018 serão protegidas e recuperadas 100 nascentes distribuídas entre os 13 municípios de atuação do projeto.
Os trabalhos em campo como visita técnicas aos proprietários interessados e construção de cercas de arame farpado para isolar a área a ser restaurada, estão sendo realizados ao longo do ano, para posterior plantio das mudas na estação chuvosa.
A recuperação de uma nascente degradada consiste em recuperar a mata nativa que deveria existir no entorno do olho d’água (nascente), esta área correspondente a sua área de preservação permanente (APP) onde é cercada e são introduzidas mudas de árvores nativas incentivando a regeneração natural na área desmatada. Uma nascente protegida e reflorestada garante a conservação da água na propriedade.
Ainda da tempo de você ser um beneficiado pelo projeto, o Grupo Dispersores continua cadastrando proprietários rurais interessados em participar do projeto.
O proprietário rural que tiver uma propriedade na região de atuação do projeto e tiver interesse em se cadastrar, basta enviar um email para:

cadastro@dispersores.org