Projeto De Olho nos Olhos – beneficiando a bacia do Rio Sapucaí.

Já estamos finalizando o mês de abril e o Grupo Dispersores continua avançando com as atividades do projeto De Olho nos Olhos. Felizmente estamos presenciando uma adesão muito boa dos proprietários de imóveis rurais dos municípios participantes. Muitos proprietários tem concordado em isolar áreas até mais extensas ao mínimo demandado pelo projeto o que demonstra que está havendo uma compreensão adequada em relação ao trabalho de recomposição que está sendo desenvolvido e seu comprometimento para que seja alcançada a efetividade desejada.

Até setembro de 2017 estaremos realizando o cadastro, visitas técnicas e isolamento das 100 primeiras nascentes que serão beneficiadas pelo projeto neste ano. Até o momento são 48 nascentes sendo trabalhadas em diversos estágios deste processo. Já estamos com áreas implantadas nos municípios de Gonçalves, Paraisópolis, Brazópolis, Piranguinho, Pedralva, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Piranguçu, Delfim Moreira e Wenceslau Braz, só aguardando a chegada da estação chuvosa quando serão plantadas aproximadamente 60.000 mudas nativas.

É importante lembrar também que enquanto isso as mudas estão sendo produzidas no viveiro do Grupo Dispersores. As coletas de sementes são realizadas permanentemente e hoje estamos trabalhando com cerca de 50 espécies arbóreas. Confira abaixo algumas imagens das propriedades participantes do projeto De Olho nos Olhos e do trabalho que está sendo nelas desenvolvido.