Projeto De Olho nos Olhos – Atividades

A nova fase do Projeto De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes teve inicio em novembro de 2016 com previsão de encerramento em dezembro de 2018. Neste período o projeto está atuando em 10 municípios da região do médio e alto Sapucaí realizando o plantio de 130 mil mudas de árvores nativas, recuperando 157 hectares da Mata Atlântica, através da restauração de 200 nascentes.

Proprietários de áreas rurais que manifestaram interesse em proteger e recuperar suas nascentes na propriedade já estão recebendo as visitas técnicas da equipe do projeto.

Quando a propriedade atende alguns pré requisitos que o projeto possui, a mesma é selecionada e recebe gratuitamente os insumos necessários para a recuperação da nascente, como mourões, arame farpado, mudas de árvores nativas e toda a assistência técnica.

A recuperação de uma nascente degradada consiste em recuperar a mata nativa que deveria existir no entorno do olho d’água (nascente). esta área correspondente a sua área de preservação permanente (APP) é cercada e são introduzidas mudas de árvores nativas incentivando a regeneração natural na área desmatada. Uma nascente protegida e reflorestada garante a conservação da água na propriedade

Se você tem uma propriedade rural na região de atuação do projeto e quer proteger e recuperar a sua nascente, faça o pré-cadastro enviando um email para cadastro@dispersores.org