Participação no workshop “Unindo Produção e Conservação: uso sustentado da terra na porção mineira da Serra da Mantiqueira”

O workshop teve como objetivo identificar atividades econômicas ambientalmente sustentáveis de uso da terra na porção mineira da APA Serra da Mantiqueira e no Corredor Ecológico da Mantiqueira, com ênfase na pecuária sustentável, na agroecologia, na proteção dos recursos hídricos, no fortalecimento do associativismo e nos aspectos conflituosos da legislação.

Como parte do workshop, os participantes foram convidados a trabalhar numa proposta de Estratégias de Ação para a Mantiqueira. Foram propostas ações concretas para o incentivo ao uso sustentado da terra na Serra da Mantiqueira, sugeridas a partir da experiência dos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural da região, representantes de produtores rurais, técnicos de órgãos ambientais e prefeitos. Também foram propostas parcerias e ações integradas para fortalecer a filosofia do Corredor Ecológico da Mantiqueira e implementar e viabilizar a APA Serra da Mantiqueira e demais unidades de conservação da região. Participaram do evento representando o Grupo Dispersores os membros Ariel Esteves Vizotto e Cauê Francisco Geraldo Moura.