I Semana do Meio Ambiente de Brazópolis

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Para homenagear a data, a ONG Grupo Dispersores realizou entre os dias 30 de maio e 5 de junho, a “1ª Semana do Meio Ambiente de Brasópolis”, um evento cultural envolvendo temas estritamente educacionais, sob perspectiva ambiental.
O objetivo foi dispersar informações de Educação Ambiental e conscientizar a comunidade da importância do meio ambiente.

A abertura realizada no dia 30, segunda-feira, no Auditório da Escola Estadual Presidente Wenceslau, contou com a presença dos palestrantes Augusto José de Carvalho Neto, Diretor técnico Científico do COB (Círculo de Orquidófilos de Brasópolis), Joaquim César P. Martins, Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Brasópolis e de Hildebrando Marcelo Campos Lopes, representante da EMATER.

A primeira palestra abordou o tema: O cultivo de orquídeas e seu meio ambiente. O palestrante falou do desmatamento que está ocorrendo atualmente no Mato Grosso e no sul da Amazônia, dos milhares de hectares que estão sendo devastados para extração de madeira e cultivo da soja, da importância da natureza, chegando ao tema Orquídeas, que são encontradas em abundância também em nossa região, situada na Mata Atlântica, e que fazem parte do equilíbrio da natureza.

Em seguida a palestra ministrada pelo Sr. César, tratou do Desenvolvimento Ambiental, da importância do meio ambiente em nossas vidas, do desenvolvimento sustentável e da redução e separação do lixo no município, enfatizando assim a importância de reduzir o lixo que vai para os aterros.

O Sr. Hildebrando finalizou os eventos do primeiro dia, no Auditório do Centro de Educação Profissional Tancredo Neves, com a palestra sobre o Uso racional da água na Agropecuária. Segundo o palestrante, com o desperdício da água, a má utilização da mesma nas lavouras e o uso irracional de agrotóxicos, como o popular “mata mato”, contaminam rios, solos e nascentes e podem matar animais, como os peixes dos rios de nossa região. Fatores como estes também contribuem para a falta de água no futuro.

No segundo dia, o tema “Água: fonte de vida” foi discorrido pelo palestrante Aníbal Figueiredo Filho, da Copasa de Itajubá. Ele falou sobre o uso doméstico da água fornecida pela Copasa, do processo de tratamento que a água passa até chegar nas casas para seu consumo e uso, e as causas e conseqüências da futura falta da água em nossas vidas e no mundo.

No mesmo dia, Ana Paula Moni, Engenheira Hídrica da Instituição de Recursos Naturais da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) abordou a falta de estrutura de drenagem nas grandes e pequenas cidades, o que ocasiona enchentes e alagamentos. Destacou problemas de ordem sócio-econômica como ocorrência de doenças e constantes perdas e danos causados por eventos metereológicos extremos cada vez mais comuns hoje.

Na quarta-feira foram temas de palestras: Saneamento Básico e Preservação Ambiental, ministrada por Gisele de Freitas (Ass. Social da Pref. Municipal de Brasópolis) e Gestão Ambiental e Impacto Ambiental Ministrada pelo presidente do CBHS (Comitê da Bacia hidrográfica do Sapucaí), Sr. Renato de Oliveira Aguiar, que falou sobre as funções do comitê dentro do sistema de administração do uso dos recursos hídricos e como esta ferramenta pode ser utilizada pelo cidadão.

A função da Policia Militar do Meio Ambiente em Prol da Natureza foi o tema tratado na quinta-feira pelo Cabo Luiz Humberto Pova Junior e o Soldado Edivaldo da Silva Santos. Eles explicaram a função da PM do Meio Ambiente e sua atuação na região do sul de minas, através de apreensões de materiais de caça e pesca, da fiscalização de reservas florestais e da atuação em conjunto aos CODEMAS das cidades na região.

A dinâmica de educação ambiental aconteceu na sexta, no campo de futebol. Integrantes do Grupo Dispersores, voluntários e professores, ensinaram aos alunos de 4ª séries do ensino público, um pouco sobre a reciclagem, dinamismo e educação ambiental através de brincadeiras como a do elástico, feita com material reutilizado, do Jogo dos R’s, que ensina o que se pode Reduzir, Reutilizar e Reciclar, com a confecção de um porta lápis com garrafas pet, reaproveitando o material que seria descartado, e com atividades de pintura em papel com o tema Meio Ambiente. As crianças também assistiram à apresentação de um teatro educativo com fantoches (confeccionados por artesões do município) instruindo as crianças sobre a importância da Mata Ciliar.

No mesmo dia, no auditório do CEP, ocorreu um belíssimo concerto musical e uma palestra comovente, ministrada pelo Sr. André, onde discursava sobre a importância dos cidadãos na participação de projetos como este realizado por uma entidade não-governamental e do apoio da comunidade para esta causa nobre de preservação ambiental e educação ambiental promovida pela ONG Grupo Dispersores.

No sábado pela manhã aconteceu o plantio comunitário, um reflorestamento simbólico de mata ciliar, tendo a participação da PM do Meio Ambiente, do Dir. do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Município, do representante da Copasa e de voluntários e cidadãos. A realização do plantio de mata ciliar teve o intuito de despertar a atenção da população para a importância de se preservar a mata ciliar e reflorestar áreas degradadas, para a preservação dos rios e conseqüentemente da água que consumimos.

No período da tarde, o grupo Dispersores se reuniu e houve um debate sobre teorias e práticas para educação ambiental. Uma palestra aberta ao público e ministrada pelo Sr. Rodrigo Anselmo, ecólogo e educador ambiental que apresentou o trabalho que desenvolve em Escolas do ensino fundamental na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo, instruindo os associados e diretores do grupo dispersores através de novos métodos e práticas de ensino na educação ambiental.

O encerramento da 1ª Semana do Meio Ambiente no domingo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi na praça Sagrado Corações onde foram montados stands da ONG, da PM do Meio Ambiente, do Círculo de Orquídófilos de Brasópolis e de artesanatos da cidade. Contou também com atrações musicais com a Banda Eterna Seresta, os músicos Piero Renó e Flavinho Sandi e a apresentação do grupo de dança do projeto Dança nas Escolas, os quais animaram o domingo dos moradores e turistas que compareceram no local do evento na cidade de Brasópolis. Os moradores tiveram a oportunidade de adotar uma árvore no stand da ONG onde estavam sendo distribuídas mudas de Ipês para plantio em gesto de gratidão à natureza. O slogan “Ajude a plantar esta Idéia” chamou a atenção da comunidade para adotar uma árvore.

Artigo publicado no jornal “Brazópolis”, edição de Junho/Julho de 2005.