Grupo Dispersores publica artigo sobre a Água

Grupo Dispersores publica artigo sobre a Água na revista Opini Serra da Mantiqueira, recentemente publicada, edição n°11 – Ref.: dez/2015- fev/2016.
Abaixo texto do artigo publicado:
Por Evandro Mendonça Negrão.

Água – É melhor cuidar para não faltar,Proteja e recupere as nascentes em sua propriedade.

Não é de hoje que ouvimos falar na crise hídrica, a falta de chuvas, o desmatamento das florestas, a falta de vegetação nativa nas margens dos rios e no entorno das nascentes, contribuem para o agravamento desta crise.

Pensando nisso a ONG Grupo Dispersores, através do projeto “De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes”, ajuda proprietários de imóveis rurais a recuperar estas nascentes em suas propriedades.

O projeto tem como objetivo elevar o número de nascentes protegidas na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, região de Mata Atlântica o qual através da proteção e recuperação da vegetação nativa no entorno das nascentes, proporciona o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativamente e qualitativamente. Em paralelo o projeto desenvolve um trabalho de educação ambiental e mobilização social, buscando conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente em especial os recursos hídricos.

A recuperação de uma nascente, em se tratando de nascentes que não tenham vegetação no seu entorno ou pouca vegetação, se da através do cercamento da área de recarga desta nascente (com cerca de arame farpado), isolando a área em um raio de aproximadamente 50 metros, que corresponde a 7.800m². Nesta área de recarga que foi isolada é realizado um plantio de mudas nativas buscando reconstituir a cobertura vegetal no local. O método de reflorestamento adotado consiste no plantio de mudas de espécies nativas (pioneiras, secundárias iniciais e clímax), com espaçamento de aproximadamente 3×4. Recomenda-se o plantio de 600 mudas por nascente, como incentivo à regeneração natural e acelerando a recuperação da área degradada.

Com estes cuidados, você estará contribuindo com a produção de água, mantendo sua nascente viva, abastecendo a sua propriedade e os rios que se forma a partir destas.

O Grupo Dispersores é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada no município de Brazópolis/MG no ano de 2004, onde é reconhecida como entidade de utilidade pública. O foco da entidade está voltado à instalação gradativa de um programa que busca preservar e recuperar áreas degradadas, através de reflorestamentos, produção de mudas nativas e da conscientização ambiental da população.

O Grupo Dispersores através de seus projetos, vem sendo reconhecido e premiado, o qual já recebeu diversos prêmios a nível Estadual e Nacional, devido ao importante trabalho que vem sendo realizado na preservação do meio ambiente.