Grupo Dispersores participa do XIX Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas

O encontro ocorreu nos dias 04 e 05 de Agosto em Itajubá. Temas de interesse, não só da região, mas de toda Minas Gerais estiveram em pauta, como “Atlas de Vulnerabilidade a Inundações”, apresentado pela ANA (Agência Nacional das Águas), “Monitoramento e Alerta de Cheias”, e “Inserção das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) na Bacia Hidrográfica”, ministradas, respectivamente, pelos professores da Universidade Federal de Itajubá, Alexandre Augusto Barbosa e Geraldo Thiago Lúcio Filho.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), Adriano Magalhães Chaves, que conduziu a apresentação “Visão Estratégica da SEMAD”, além de participar do debate “Integração entre Sistemas de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente”.

Ao final do Fórum, cada comitê teve a oportunidade de encaminhar sugestões de melhorias voltadas às bacias, à gestão dos recursos hídricos do Estado e aos projetos submetidos ao FHIDRO – Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais.

O Grupo Dispersores tem um projeto submetido ao FHIDRO o qual encontra-se em analise pelos gestores. Se aprovado, o Grupo Dispersores estará protegendo e recuperando 20 nascentes na micro bacia do Ribeirão Vargem Grande em Brazópolis, contribuindo na manutenção dos recursos hídricos na Bacia do Rio Sapucaí.