Brazópolis unida contra os impactos do lixo na natureza.

O Grupo Dispersores através de uma parceria com a Fundação Roge, de Delfim Moreira, realizou recentemente uma pesquisa de opinião popular onde foram abordados temas relacionados à destinação final de resíduos sólidos no município de Brasópolis e ao grau de informação da população sobre o assunto.

Além do perímetro urbano, a pesquisa cobriu os bairros de Cruz Vera, Estação Dias, Luminosa e Bom sucesso.

Com o intuito de levantar dados estratégicos para o desenvolvimento das ações do Projeto PROLixo (Projeto de manejo e destinação corretos de resíduos do município de Brasópolis), a pesquisa mostra como a população brasopolense é disposta a colaborar com o meio ambiente. Foram entrevistadas 507 famílias das quais 94,3% mostraram-se interessadas em colaborar com a seleção de lixo em suas casas, sendo que 62,5% já praticam de alguma forma essa seleção.

Os benefícios trazidos pela triagem do lixo e pelo envio desse material para os processos de reciclagem são inúmeros. Além dos benefícios ambientais envolvidos como a redução da demanda por recursos naturais para a fabricação de bens, a redução do consumo de água e energia, muito superiores em processo de transformação de matéria prima bruta em produtos, se promove o desenvolvimento econômico e social. Para se ter uma idéia, veja algumas vantagens da reciclagem:

– Quando se aproveita uma tonelada de papel já usado, os gastos são extremamente reduzidos: economia de 50% a 80% de energia e o corte de 20 a 30 árvores são poupados.

– A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante 3 horas.

– A cada 100 toneladas de plástico reciclado, deixa-se de consumir uma tonelada de petróleo que seria utilizada para fabricar este plástico necessário no mercado.

– Um quilo de vidro quebrado faz 1 quilo de vidro novo que pode ser infinitamente reciclado.
Através do Projeto PROLixo a ONG Grupo Dispersores tem feito sua parte. Cerca de 350 toneladas de resíduos já deixaram de ser descartados em nosso meio ambiente, evitando a poluição do solo e das águas. Além de materiais recicláveis como plásticos, metais, papéis e vidro, a separação de pneus e materiais com alto potencial de contaminação tem sido realizada na busca da redução dos impactos que nossa sociedade causa sobre a natureza.

Um bom exemplo de como a população colabora com o Projeto PROLixo é o P.E.V. (Ponto de Entrega Voluntária), localizado no Mercado Municipal. O Ponto acomoda lâmpadas florescentes tubulares e de bulbo, pilhas e baterias usadas. Através da coleta seletiva desse tipo de material é possível garantir que sua destinação será correta e segura.

O Grupo Dispersores agradece a todos que já participam de alguma forma de nossas atividades ambientais e aos que ainda não fazem parte, fica o nosso recado:

Preservação Ambiental: Seja um Dispersor dessa idéia!

Autor: Diego de Noronha Assini

Artigo publicado no jornal “Brazópolis”, edição de Abril de 2008.