Brazópolis: potência em esportes radicais

Há algum tempo atrás nossa cidade ficou muito conhecida por possuir uma rampa de vôo livre, considerada muito boa, o que trouxe turismo e dinheiro para a cidade. Além de montanhas de grande altitude para prática deste esporte, a cidade vem se destacando por possuir um dos maiores conjuntos de rochas expostas da região.
A presença destes afloramentos rochosos vem proporcionando o fortalecimento local de um esporte de crescente popularização no Brasil, o montanhismo ou “escalada em rocha”. Junto a Itajubá, Pedralva, São Bento do Sapucaí, entre outras, nossa cidade se localiza no circuito deste esporte.

Uma das pedras mais procuradas para prática da escalada esportiva é a famosa Pedra da Cruz ou “falésia dos olhos” situada no bairro de Cruz Vera. Ela possui as melhores vias para a escalada esportiva inclusive a famosa 10C, que atualmente representa o maior grau de dificuldade existente no país. Outra pedra muito conhecida também é a Falésia do Lagarto situada em Luminosa no alto da serra. No ano passado ela sediou um campeonato de escalada realizado por praticantes de São Bento, o qual foi acompanhado e transmitido pelo canal de TV a cabo Esportv.

Existem outras rochas já preparadas para a prática do esporte como a do Vale do Girassol e uma outra situada próximo ao observatório, além de outras várias apropriadas à prática de bolders (travessias próximas ao chão, sem equipamentos de segurança). Montanhistas da cidade hoje estudam a possibilidade de abrirem uma via de escalada na Pedra do Can-Can, muito conhecida como Pedra da Baleia, pela proximidade em relação a cidade e pela facilidade de acesso. Além desta, também estão sendo analisadas a formação rochosa de Bom Sucesso e uma outra próxima a Cruz Vera.

Se explorado de forma correta, com especial atenção para as questões ambientais e sociais que envolvem a atividade, o esporte pode trazer diversos benefícios para a cidade os quais estão ligados principalmente ao desenvolvimento do turismo sustentável. A criação de um roteiro de escalada no município e sua inclusão no circuito regional já existente, pode alavancar a consolidação do turismo na cidade, tendo como pontos de destaque a possibilidade de participação dos bairros no roteiro, proporcionando aumento da movimentação comercial nos mesmos, também o baixo impacto ambiental causado pelo esporte quando bem planejado.

A equipe de escalada de Brasópolis, junto ao Grupo Dispersores, procura parceiros e patrocinadores para o aperfeiçoamento e implementação de uma proposta que já vem sendo elaborada. Além da abertura de novas vias de escalada, tal proposta envolve capacitação de mão de obra que atuará na monitoria e realização de cursos para iniciantes. Maiores esclarecimentos podem ser adquiridos junto ao Grupo Dispersores.

Artigo publicado no jornal “Brazópolis”, edição de Junho/Julho de 2005.