Projeto De Olhos nos Olhos II

A ONG Grupo Dispersores e a CAIXA, firmaram um acordo de cooperação financeira no fim do mês de janeiro/2012 para execução de projeto aprovado pelo Fundo Sociambiental Caixa (FSA), via chamada pública, regulamento nº 002.

O acordo tem o objetivo de alocar recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto intitulado “De Olhos nos Olhos II – Continuidade dos Trabalhos de Proteção e Recuperação de Nascentes”, apresentado pela instituição e aprovado pelo FSA Caixa.

O projeto visa à conservação dos recursos hídricos por meio da proteção de nascentes, na micro-bacia do Ribeirão Vargem Grande. De forma específica, a ação tem a finalidade de revitalizar 20 nascentes, plantar 15 mil mudas, conscientizar a população local sobre a importância da conservação desses recursos, difundir resultados por meio de cartilha e monitorar e avaliar as atividades desenvolvidas.

Segundo o superintendente regional do Sul de Minas, João Deom Pereira, “este projeto se destaca pela política de valorização e conservação das águas, além de serviços ambientais, de proteção e preservação de nascentes, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável da região”.

A solenidade foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (AMAG), em Caxambu, e contou ainda com a presença do representante da ONG, Evandro Mendonça Negrão, da gerente regional da Caixa, Rosilene Coutinho Modesto Junqueira, do gerente geral da Caixa, Eduardo de Mattos, e demais autoridades municipais.

FSA Caixa – O Fundo Socioambiental Caixa atua na linha temática Cidades Sustentáveis, no eixo de atuação Proteção das Águas de Abastecimento Humano, por meio de projetos que visem à recuperação florestal de nascentes e matas ciliares, em bacias hidrográficas em que se faça a captação d’água para abastecimento humano, de cidades e comunidades.

Considerando a necessidade da implementação de ações que se revertam em práticas voltadas à recuperação de áreas degradadas, com vias a resgatar qualitativa e quantitativamente as águas nas bacias hidrográficas, esta iniciativa busca estimular a recuperação e preservação de nascentes e áreas que margeiam os corpos d’água.

Para a implementação deste projeto o Grupo Dispersores conta com apoio financeiro do Fundo Socioambiental CAIXA – Caixa Econômica Federal, Ministério da Fazenda e do Governo Federal.

Relatório de Atividades: