De Olho nos Olhos

É com satisfação que este mês usamos o espaço verde do jornal Brazópolis para comunicar à comunidade que foram iniciadas em novembro as atividades do projeto “De Olho nos Olhos”. A iniciativa pretende chamar a atenção da sociedade para a degradação das florestas e cursos d`água da Serra da Mantiqueira, região de natureza ainda rica e exuberante. Muitas pessoas vem acompanhando os esforços da ONG para começar em Brasópolis uma linha de ação que trabalhe diretamente com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais no município e este projeto é nossa primeira conquista neste sentido. O objetivo maior do “De Olho nos Olhos” é proteger e recompor a vegetação nativa de 10 nascentes na região de mananciais do Ribeirão Vargem Grande. Para isso, as nascentes serão cercadas e próximo a elas serão plantadas mudas nativas destes ambientes. Paralelamente a estas atividades, serão levantadas informações sobre a diversidade da região e realizadas atividades de educação ambiental. A identificação das nascentes beneficiadas pelo projeto foi realizada em parceria com produtores rurais do bairro Alegre de Cima os quais buscam zelar pelar conservação da água que utilizam no abastecimento de suas propriedades.

A degradação de nascentes no município foi ocasionada pela conversão histórica de áreas de floresta em cafezais, posteriormente em pastagem para a criação extensiva de gado, e hoje em bananais. Sua restauração, além de contribuir com a conservação da biodiversidade elevando o número de capoeiras que servem de pequenos refúgios para a fauna silvestre, tende a estimular o fluxo gênico na paisagem. Estando entre os quarenta e dois municípios integrantes do corredor ecológico de Serra da Mantiqueira, Brazópolis localiza-se numa região de importante papel para a conservação de recursos naturais. O Ribeirão Vargem Grande, tributário do Rio Sapucaí, é importante no abastecimento de cidades como Brazópolis, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, e outras que encontram-se a jusante destas. Seu manancial aquífero, localizado ao sul de nosso município, é cercado pela cadeia montanhosa formada pelas Serras da Coimbra, da Luminosa e da Candelária, dentre outras, que delimita o extremo sul do Estado de Minas Gerais.

O Projeto “De Olho nos Olhos” é financiado pelo Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA que possui como linha de colaboradores a Cooperação Brasil – Alemanha, GTZ (Cooperação Técnica Alemã), KFW (Banco Alemão), Ministério do Meio Ambiente e Governo Federal.

Autor: Diego de Noronha Assini

Artigo publicado no jornal “Brazópolis”, edição de Novembro/Dezembro de 2007