Brazópolis no corredor

Você sabe o que é um Corredor Ecológico?

Corredor Ecológico é um novo modo de se pensar em conservação dos recursos naturais e da biodiversidade.

Sabemos que a ocupação humana e suas atividades produtivas vêm ao longo do tempo transformando a vegetação nativa em fragmentos isolados onde a fauna e flora sobrevivem, com isso é criada uma situação insustentável onde as espécies remanescentes são condicionadas a viverem ilhadas, sem possibilidades de polinização, reprodução, dispersão, enfim, de cumprir seus ciclos naturais. Dentro deste contexto, Corredor Ecológico é a religação entre esses fragmentos e a possibilidade de se garantir a médio e longo prazo a restituição dos processos vitais dos ecossistemas.


Então você me pergunta: – O que eu, cidadão Brazopolense, tenho a ver com isso?

E a resposta é: – TUDO! Brazópolis está inserida numa das áreas prioritárias para a formação de Corredores Ecológicos e cabe a nós cria-los!

Através do projeto “Corredor Ecológico da Mantiqueira”, uma iniciativa da ONG Valor Natural, esse conceito vem se tornando uma realidade. Atualmente 42 municípios fazem parte desse projeto, que consiste em incentivar práticas sustentáveis de uso do solo, criar e fortalecer unidades de conservação e métodos de comunicação e educação ambiental, mas principalmente, constituir uma rede unindo instituições, poder público e sociedade civil na busca de uma convivência amigável com o meio ambiente.

O Grupo Dispersores vem participando ativamente deste ideal e tem a missão de disseminá-lo, implantando e apoiando ações que possibilitem sua execução e você também pode e deve ajudar. Informe-se, busque agir de forma coerente com a natureza, denuncie atos de degradação e transforme-se em um DISPERSOR desta idéia.

CORREDOR ECOLÓGICO DA MANTIQUEIRA:
UNA-SE OU VIVA ILHADO!

Artigo publicado no jornal “Brazópolis”, edição de Junho/Julho de 2007.