Projeto De Olho nos Olhos é finalista do Prêmio Caixa Melhores Praticas em Gestão Local

O projeto “De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes” desenvolvido pela ONG Grupo Dispersores, foi finalista do Prêmio Caixa Melhores Praticas em Gestão Local. A premiação tem como objetivo, reconhecer, divulgar e premiar as Melhores Práticas desenvolvidas em todo o Brasil. O projeto De Olho nos Olhos foi reconhecido e certificado pelo Prêmio Melhores Praticas, em cerimônia ocorrida no dia 03 de dezembro de 2012 no Teatro Caixa Cultural em Brasília-DF, (fotos abaixo).

O projeto De Olho nos Olhos tem como objetivo proteger e recuperar nascentes, contribuindo assim com a preservação dos nossos recursos hídricos, garantindo água em quantidade e qualidade para abastecimento dos rios e da população, este trabalho contribui diretamente com a melhoria da água na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí formada por 48 municípios que indiretamente também são beneficiados com o projeto. O projeto ainda conta com a produção de mudas nativas no Viveiro Florestal da instituição, onde são utilizadas para reflorestamento no entorno das nascentes. É também parte do projeto o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido com alunos das escolas do município, conscientizando e educando as futuras gerações quanto a importância da preservação do Meio Ambiente.
Iniciado em 2007 o projeto já colhe grandes resultados, méritos deste reconhecimento e premiação, até o momento mais de 30 nascentes já foram recuperadas, são mais de 260.000m² (equivalente a 43 campos de futebol) de Área de Preservação Permanente de Nascente protegidas e reflorestadas pelo projeto, mais de 22.000 mil mudas nativas já foram plantas e o trabalho de Educação Ambiental já envolveu mais de 3.000 alunos em suas atividades, além do trabalho de mobilização social realizado com diversas famílias na zona rural e urbana.
O projeto tem como patrocinador a Caixa Econômica Federal e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Brazópolis, EMATER, IEF e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí.
Nos últimos 4 anos o trabalho desenvolvido pela ONG Grupo Dispersores através de seus projetos sociais e ambientais vem sendo premiado e reconhecido no cenário estadual e nacional.

Obrigado a todos que apóiam e acreditam no trabalho do Grupo Dispersores!