Conclusão do projeto de instalação do viveiro florestal da instituição.

Neste mês em que foi concluído o projeto de “ampliação da capacidade produtiva do viveiro florestal conservacionista da ONG Grupo Dispersores”, podemos manifestar o alcance de resultados muito satisfatórios com todo o esforço empreendido na execução deste projeto.

As atividades de implementação do viveiro, foco principal do projeto, foram concluídas com sucesso. Hoje a estrutura do viveiro comporta a produção de 48.000 mudas em tubetes e mais 7.000 mudas em saquinhos, totalizando uma capacidade de produção anual de 55 mil mudas/ano de até 70 espécies diferentes da Mata Atlântica de nossa região.

Além disso, o Viveiro Florestal passou a ser conhecido também como Viveiro Educacional, devido às parcerias do Grupo Dispersores com escolas do município. Já em seu primeiro ano de atividades, o viveiro passou a receber turmas de alunos para realização de atividades de educação ambiental, desenvolvidas com orientação pedagógica especializada. Já passaram pelo viveiro cerca de 200 alunos os quais puderam vivenciar e aprender com as atividades práticas. Buscando dar continuidade e sustentabilidade ao projeto, além da comercialização das mudas nativas, o Grupo Dispersores estará ampliando estas atividades de educação ambiental buscando novas escolas participantes e parcerias com municípios vizinhos.

Este projeto foi financiado pelo “Projeto de Fortalecimento Institucional dos Mosaicos de Unidades de Conservação do Corredor da Serra do Mar”, coordenado pela Associação Mico Leão Dourado, Valor Natural, Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica e patrocinado pelo Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) e pela Conservation Fundation/The Leading Travel Companies.

Mais informações em:
Viveiro Florestal Grupo Dispersores