II Fórum de entidades ambientalistas da bacia do Sapucaí

No dia 21 de abril foi realizado em Brazópolis o segundo fórum de integração de entidades ambientalistas, promovido através projeto “De Olho nos Olhos – Difusão de Experiências e Geração de Conhecimento”, implementado no município de Brazópolis e região pelo Grupo Dispersores com suporte financeiro do PDA/MMA. O evento contou com a participação de 46 pessoas que representaram 11 entidades (de 10 municípios) atuantes em na bacia do Rio Sapucaí. Dentre estas, 3 ONG`s são recém chegadas ao GT Sapucaí (nome dado à rede de ONG´s que hora se forma). São elas a Catalisa, o Clube Montês Itajubense – CMI e a Amanhágua, que apesar de não ter sua área de atuação na bacia do Sapucaí, é uma grande parceira nos esforços pela construção da sustentabilidade ambiental/econômica na Serra da Mantiqueira.

As atividades do fórum foram iniciadas com a apresentação das novas entidades parceiras representadas por Orlando Mohallem (CMI), Mônica Buono e Michele Abreu (Amanhágua) e Eduardo de Paula (Catalisa) as quais desenvolvem trabalhos nas áreas de turismo consciente, recomposição florestal e silvicultura, e desenvolvimento e cooperação institucional, respectivamente. Cada instituição falou um pouco sobre seu histórico de atuação e sobre os trabalhos que tem desenvolvido atualmente.

Após esta apresentação foi iniciada uma roda de debate sobre temas diversos, tendo como assunto inicial de discussão a código ambiental municipal Brasopolense cuja elaboração tem sido encabeçada pelo Grupo Dispersores. A experiência vivenciada pela instituição no decorrer dos trabalhos de redação das minutas foi relatada aos participantes levantando diversas discussões sobre o assunto. A importância da temática dentro da proposta de trabalho do GT Sapucaí ficou tão clara que foi decidido pela a criação de um grupo de trabalho específico para tratar de tal tema. Ficou estabelecido também que a iniciativa de criação de uma legislação ambiental municipal será tomada em cada município representado na rede, e que todo este trabalho será articulado, estimulado e apoiado pelas demais organizações. Outros temas diversos foram tratados na roda de discussão que levaram a sugestão de criação de grupos de trabalho também nas áreas de comunicação e fortalecimento institucional, os quais serão organizados como próximas atividades a serem executadas pela rede. As possibilidades de atuação da rede deixaram ainda evidentes a necessidade da organização de mecanismos mínimos de registro e documentação de suas atividades que tendem a se intensificar.
Como atividade de conclusão do fórum foi realizada uma palestra sobre captação de recursos ministrada por Fernanda Dearo a qual esclareceu diversos pontos sobre o tema, dando aos participantes uma visão mais prática das linhas de atuação possíveis dentro das atividades de captação de recursos.

O 2o fórum de ONG`s foi muito proveitoso, atingindo todas as expectativas dos organizadores com relação a mobilização dos atores do 3o setor ambientalista da bacia do Rio Sapucaí. A unidade entre as instituições tem se estreitado e certamente fortalecerá muito as iniciativas que a partir de agora estarão sendo promovidas na região. O Grupo Dispersores agradece e parabeniza a todos que acreditam nesta idéia que certamente ainda vai beneficiar muito nossa querida Serra da Mantiqueira.

Participaram do encontro representantes do Grupo Dispersores, do Grupo Excursionista Pedra Branca (GEPB), do Grupo de Amigos do Meio Ambiente (GAMA), do Instituto Águas do Prata (IAP), da Natercianos Defensores do Meio Ambiente (NADEMA), da Abutres da Mantiqueira, da Amanhágua, da Associação Cultural e Ecológica Mãe Terra, da Associação para Valorização Ambiental e Social Cachoeirense (AVASC), da Catalisa e do Clube Montês Itajubense.