Visita à OSCIP Amanhágua, sediada em Baependi/MG.

A visita à Amanhágua, realizada no dia 16 de novembro, teve como objetivo tomar contato mais próximo com o trabalho desenvolvido pela entidade na linha de fomento florestal e estreitar as relações institucionais com a entidade. A Amanhágua trabalha seguindo a linha de ação proposta pelo projeto Promata do Instituto de Florestas – IEF/MG, onde proprietários rurais interessados em proteção, recuperação ou manejo florestal são cadastrados e orientados para o desenvolvimento destas práticas em suas propriedades, subsidiados por recursos que o governo do estado de Minas aloca para tais finalidades. Além da sede da Amanhágua, a equipe do Grupo Dispersores visitou o viveiro de mudas que a presidente da instituição mantém para fornecer mudas às propostas de conservação e manejo florestal da OSCIP, um módulo do projeto “viveiros familiares” e a futura sede da entidade cuja reforma será financiada pelo Projeto Mosaicos.

Dentre as atividades apresentadas, o destaque está no estímulo à produção da candeia (Eremanthus erythropappus) em Baependi e região, como espécie para manejo. A Amanhágua estimula a produção desta espécie (pioneira nativa da região) através da produção de mudas pelos viveiros familiares (com capacidade produtiva instalada de 500.000 mudas/ano), mudas estas que serão utilizadas nas atividades de implantação de candeais. A madeira da candeia é muito resistente podendo ser utilizada para fins madeireiros diversos, porém foi destacado seu uso pela industria cosmética que faz uso do óleo extraído desta planta.

A visita mostrou-se muito proveitosa. A Amanhágua certamente será uma grande parceira em propostas a serem desenvolvidas futuramente.