Implantação do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos em Caldas – MG

Após a conclusão da primeira fase dos trabalhos para a regularização do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos do município de Caldas – MG, o Grupo Dispersores fechou em reunião realizada com o prefeito do município, Hugo Camacho e sua equipe, um acordo para a execução das próximas etapas de assessoria para a implantação de um sistema regular de manejo de resíduos. Nos meses que se seguem, o município estará investindo na construção do galpão de triagem de recicláveis, o qual será estruturado de forma a atender as demandas legais existentes no estado de Minas Gerais. Também será capacitada a mão de obra a ser empregada no sistema de triagem onde serão empregadas as pessoas que hoje trabalham no local como catadores.

O sistema de gerenciamento a ser implementado prevê inicialmente um galpão de triagem por onde passará todo resíduo gerado na cidade e posteriormente a criação de um terraço onde será compostada a fração orgânica do lixo.

Com as campanhas de coleta seletiva a serem iniciadas assim que o sistema for instalado, Caldas pretende virar referência de manejo de resíduos por municípios de pequeno porte. O objetivo, como em qualquer município que se preocupe com os problemas gerados pelo lixo, é que a maior parte da população separe seu lixo em casa, tornando-se parceira da prefeitura na resolução dessa problemática socioambiental.