Visita do Colégio Imaculada Conceição à nascente do projeto De Olho nos Olhos

No dia 25 foram realizadas as primeiras atividades de educação ambiental com crianças pelo projeto De olho nos Olhos. 40 alunos e 5 professores do ensino fundamental do Colégio Imaculada Conceição de Brasópolis visitaram uma nascente manejada pelo projeto onde puderam ter seu primeiro contato com uma nascente. Durante a visita ouviram sobre a importância das nascentes para a conservação da água e da biodiversidade, sobre o processo de aparecimento da água nas nascentes e sobre o projeto “De Olho nos Olhos”. Procuramos atentar as crianças ao fato de que estávamos em uma nascente degradada e como deveria ser sua aparência caso ela estivesse conservada. As crianças fizeram questão de pegar água em suas garrafinhas, umas para beber, outras para comparar com a água do Rio Vargem Grande que coletariam antes de retornar à escola.

Ao fim das atividade foram distribuídos panfletos educativos e folderes do projeto De Olho nos Olhos, material direcionado às crianças e seus pais.

A atividade foi muito satisfatória segundo as avaliações de equipe do Grupo Dispersores e do grupo de professores que acompanhou os alunos. Muito positivo também foi o fato de que todas as crianças ali presentes tiveram a anuência dos pais para a participação nas atividades, o que implica na extrapolação do tema conservação de nascentes para além dos limites da sala de aula.